Por várias ocasiões, nas pesquisas sobre formas
alterativas de educação me deparei com o homeschooling ou ensino doméstico. O
modelo apresenta, como quase todos vantagens e desvantagens, mas tem uma
qualidade que o torna particularmente interessante: pode ser (parcialmente) adoptado por
todos, em complemento a qualquer outro modelo (excepto talvez às escolas em
regime de internato...). A comunidade nacional e internacional que integra este
modelo está em crescimento e parece apresentar um nível de reflexão e propostas
práticas surpreendentes e que proporciona uma saudável discussão em torno do
que deve ser o ensino e a aprendizagem e em última análise (ou primeira) para que serve ou deveria servir a escola.
Vem esta nota a propósito da descoberta de hoje,
um aparente contra-senso que me deixa intrigado e com vontade de saber mais: a
existencia de uma escola para ensino doméstico. Chama-se Clonlara, nasceu nos
Estados Unidos e tem uma "filial" em Espanha.
Ao que percebo funcionam como uma espécie de
consultora com tutoria e apoio legal para a prática do homeschooling mas o
modelo pressupõe que os miudos se inscrevam (e paguem uma mensalidade) como
noutra escola privada qualquer. Fiquei curioso, sobretudo pelo aspecto
contraditório da coisa...
O link está aqui http://www.clonlara.es
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