sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Recursos digitais públicos

A biblioteca digital deste blog recorre a uma série de acervos públicos (sobre educação mas não só) que estão por coligir. Este post tentará diminuir essa falha, um trabalho sempre inacabado e imperfeito, mas, creio, útil.

Faltam muitos links, nomeadamente em português de Portugal (Pt-pt), pelo que outros contributos e sugestões são bem vindos.


http://repositorio.ul.pt/handle/10451/63
Teses e dissertações da Universidade de Lisboa

http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/38
Teses do ISPA

http://www.uc.pt/sibuc
Bibliotecas da universidade de Coimbra

www.fe.usp.br/biblioteca 

Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Educação da USP


Gerenciamento de direitos autorais, edição de textos em formato electrónico e transformação de bibliotecas em bibliotecas virtuais – documentos digitais.
Biblioteca Digital da Unicamp
Emprega o sistema Nou-Rau de arquivamento e indexação de documentos digitais, provendo acesso controlado e mecanismos eficientes de busca. Estão disponíveis hoje as seguintes secções : congressos e seminários, dissertações e teses, periódicos publicados pela Unicamp em formato electrónico.
Biblioteca Nacional Digital de Portugal
Edições digitais de referência da BN de Portugal, obras históricas digitalizadas entre outras.
Biblioteca On line SEBRAE
É um espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o cotínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.
Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul
Criado com o objetivo de democratizar as informações armazenadas nas bibliotecas das instituições estaduais participantes (FEE ; IRGA ; EMATER / RS ; CIENTEC) abrangendo assim, pesquisas por autores, títulos e assuntos.
Biblioteca Virtual nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Possui base de dados nacionais e internacionais.
Datosculturales.com
Constitui-se como um site onde você encontrará tudo relacionado ao saber universal, a ciência, literatura, arte e todas os demais ramos que compõem a cultura de nossa civilização. Nesse sentido o site está estruturado de tal maneira que você encontre uma forma prática e rápida a informação. Não pretende mostrar uma investigação profunda acerca de cada um dos temas.
Digital Library Federation
Site federal dos EUA que oferece informações sobre desenvolvimento de coleções digitais e controle da informação para o benefício da instrução, cultura e progresso.
Gallica
Da Biblioteca Nacional da França (BNF), constitui uma das mais importantes bibliotecas de acesso gratuito da Internet.
GT Bibliotecas Virtuais
Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), disponibiliza links de bibliotecas brasileiras classificadas por ordem alfabética, por categorias e por Estado, bem como, bibliotecas que possuem catálogos on-line, sistemas de bibliotecas, estatísticas de bibliotecas e projetos de bibliotecas virtuais no mundo.
Homepage do saber
Portal do conhecimento que disponibiliza teses da USP digitalizadas
Internet Law Library
Oferece instrumentos de busca, códigos e leis norte-americanas, tanto federais quanto estaduais ; além disso, possui lei e tratados internacionais.
Internet Public Library
Permite acesso às grandes obras da literatura infantil, além de outros clássicos da literatura.
LATINDEX -Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe e España y Portugal
Diversas revistas científicas editadas em países íbero-americanos compiladas nesta biblioteca virtual.
Library of Congress – National Digital Library
Disponibiliza documentos do seu acervo que não estão sujeitos à lei de direitos autorais – coleções de informações – hypertextos – index de recuperação de texto, imagem e som.
LivRre! – Portal de Periódicos
Desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear através do Centro de Informações Nucleares. Os periódicos incluem revistas científicas, revistas de divulgação científica e boletins técnicos.
PROBE – Programa Biblioteca Eletrônica
Oferece para a comunidade científica a consulta ágil e atualizada, por meio eletrônico, a textos completos de revistas científicas internacionais.
Public Library of Science
O objetivo da Biblioteca Pública das Ciências (PLoS, sua sigla em inglês) é publicar online os resultados das investigações em diverentes domínios da ciência e colocá-los à livre disposição de especialistas e novatos. A PLoS é uma organização sem fins lucrativos que tem recebido apoio de mais de 30.000 cientetistas de 182 países.
Sun Site (California – Berkeley)
A biblioteca Sun Site de Berkeley Digital constrói coleções digitais e serviços ao fornecer a informação e a sustentação aos colaboradores digitais da biblioteca worldwide.
Mais de 7000 títulos do acervo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos
Virtual Books
Permite o acesso a livros eletrônicos em várias linguas
http://analisesocial.ics.ul.pt/#
Permite aceder no "arquivo" aos números desta revista

http://escoladeredes.net/group/bibliotecaer
Biblioteca da Escola de Redes

MAPAS HISTÓRICOS
Coleção de David Rumsey: Com sobreposição de mapas de várias cidades de todo o mundo no atual Google Maps, sendo ideal para comparar o aspecto e analisar a evolução de diferentes lugares.
The British Library: Mais de dois mil mapas históricos que fazem parte de uma coleção de mais de 30.000 livros em formato digital, exibições, tours virtuais, etc.
Biblioteca pública de New York: 20.000 mapas que estão disponíveis há alguns dias em seu site, com possibilidade de baixá-los e usá-los usando maps.nypl.org/warper.
Euratlas: Uma imensa coleção de mapas com toda a história e geografia da Europa desde o ano 1 até os dias de hoje.
oldmapsonline.org: Aplicativo com o qual podemos selecionar qualquer região do mapa do mundo para ver os mapas antigos que existem disponíveis em diversas coleções da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário