Sem me querer repetir, pois já em tempos havia
dado um contributo para a questão da avaliação, aqui, sinto necessidade de
regressar à questão da avaliação, agora numa perspectiva mais “operacional” e especificamente
no que se refere à avaliação que recai sobre os alunos, sobre a qual a ASSOCIAÇÃODE PROFESSORES DE MATEMÁTICA emitiu um parecer.
Há apenas que esclarecer que ao referir-se a avaliação
formativa, a APM o faz referindo-se aos tipos de avaliação definidos por
Benjamin Bloom:
Diagnóstica: visa verificar se os alunos possuem
os conhecimentos e/ou competências adequadas às aprendizagens que se encontram
planeadas, sendo também por isso designada avaliação inicial
Formativa - aquela que ocorre durante e integrada
no processo educativo e visa fornecer feedback ao professor e alunos sobre a
forma e grau de progressão dos alunos nas suas aprendizagens, retro-alimentando o processo de ensino-aprendizagem, nas suas várias dimensões:
metodologias, estratégias, conteúdos etc. É o tipo de avaliação presente na
avaliação contínua.
Sumativa – tem por objectivo avaliar as
aprendizagens e competências adquiridas no final de um ciclo ou unidade. Está
normalmente associada a uma classificação quantitativa.
Fica aqui o muito interessante, pertinente e útil parecer cuja leitura recomendo vivamente, a vós mas também a um outro professor de matemática que ocupa o último piso de certo edifício da 5 de Outubro....
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