quarta-feira, 30 de abril de 2014

(quase) de volta ao "básico": modelos construtivistas e críticos de ensino aprendizagem (leituras)


"O que entendo por um ensino crítico-construtivista é um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos. Eu associo esse ensino crítico-construtivista com uma postura de respeito pelos alunos."


"o papel de um ensino crítico construtivista deveria considerar que:


• o conhecimento prévio do aluno é importante e altamente relevante para o processo de ensino;
• o papel do professor é ajudar o aluno a construir o seu próprio conhecimento;
• as estratégias de ensino devem ser planejadas para ajudar o aluno a adotar novas idéias ou integrá-las com seus conceitos prévios;
• qualquer trabalho prático é planejado para ajudar a construção do conhecimento através da experiência do mundo real e da interação social capacitando a ação;
• o trabalho prático envolve a construção de elos com os conceitos prévios num processo de geração, checagem e restruturação de idéias;
• a aprendizagem envolve não só a aquisição e extensão de novos conceitos mas também sua reorganização e análise crítica; 
• a responsabilidade final com a aprendizagem é dos próprios alunos."

"num ensino para uma construção crítica do conhecimento, devem estar presentes atitudes como:
• estar consciente do que está acontecendo ao redor (comunidade, sociedade, mundo) e revelar como a dominação e a opressão são produzidas dentro da escola;
• estimular o pensamento crítico dos alunos;
• introduzir o diálogo crítico entre os participantes;
• buscar respostas para os problemas colocados;
• colocar novas questões para serem respondidas, melhorando assim a prática;
• tornar a aprendizagem significante, crítica, emancipatória e comprometida com as mudanças na direção do bem-estar coletivo; e 
• estar consciente de que todos temos uma parte a cumprir em prol de uma sociedade mais justa."



fonte
Zélia Jófili (2002), Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola
http://sis.posugf.com.br/sistema/rota/rotas_1/115/document/mod_001/objetos/piaget_vigotsky_paulo_freire.pdf




Sem comentários:

Publicar um comentário