Ako, um conceito original da cultura Maori, descreve a
relação entre ensinante e aprendente, sintetizando ambos os papéis numa só
palavra, uma vez que no conceito de Ako os dois papéis estão interligados e são
intermutáveis. Ako remete para reciprocidade destes dois papéis e assume que um
e outro não podem existir senão em relação.
Na sociedade Maori o conhecimento é altamente valorizado e é considerado
vital para a subsistência de uma whanau (familia), hapu (sub-tribo) ou iwi (grupo). O mana (poder
e prestigio) de cada grupo depende da forma como o conhecimento é preservado e
praticado. O objectivo desta manutenção e reforço do conhecimento é o beneficio
colectivo, o que permite caracterizar a original sociedade maori como inclusiva,
cooperativa e reciproca.
O Ako é constante e está imerso
no quotidiano da sociedade e não se encontra limitado no tempo cronológico nem
cultural, sendo transversal a todas as suas actividades.
Apesar da colonização ter alterado praticas e conceitos, existem esforços efectivos no sentido de recuperar a cultura maori, também no que respeita ao ensino e à sua pedagogia (Ako).
fontes e informação complementar
http://www.rangahau.co.nz/research-idea/27/
http://moodle.unitec.ac.nz/file.php/950/Day_8_infancy/Maori_resources/Maori_learning_Development_Mai_i_Rangiatea_chapter_4.pdf
http://researcharchive.vuw.ac.nz/xmlui/bitstream/handle/10063/1655/thesis.pdf?sequence=1
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