quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ako, a pedagogia Maori


Ako, um conceito original da cultura Maori,  descreve a relação entre ensinante e aprendente, sintetizando ambos os papéis numa só palavra, uma vez que no conceito de Ako os dois papéis estão interligados e são intermutáveis. Ako remete para reciprocidade destes dois papéis e assume que um e outro não podem existir senão em relação.

Na sociedade Maori o conhecimento é altamente valorizado e é considerado vital para a subsistência de uma whanau (familia), hapu (sub-tribo) ou iwi (grupo). O mana (poder e prestigio) de cada grupo depende da forma como o conhecimento é preservado e praticado. O objectivo desta manutenção e reforço do conhecimento é o beneficio colectivo, o que permite caracterizar a original sociedade maori como inclusiva, cooperativa e reciproca.


O Ako é constante e está imerso no quotidiano da sociedade e não se encontra limitado no tempo cronológico nem cultural, sendo transversal a todas as suas actividades.

Apesar da colonização ter alterado praticas e conceitos, existem esforços efectivos no sentido de recuperar a cultura maori, também no que respeita ao ensino e à sua pedagogia (Ako).

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